Cirurgia Plástica Em Idosos Procedimentos E Cuidados Especiais

Cirurgia plástica em idosos: procedimentos e cuidados especiais.

Muitas dessas pessoas se deparam com um descompasso entre a sua aparência e seu estado de espírito, elas se olham no espelho e não veem por fora a jovialidade que sentem por dentro. Mesmo com a ajuda de uma dieta balanceada e da prática regular de exercício, os sinais naturais do envelhecimento são inevitáveis com o avanço do tempo. Nesse sentido, a cirurgia plástica se tornou uma escolha para muitos desses senhores e senhoras que buscam alinhar as partes física e mental.

A procura pela cirurgia plástica na terceira idade é comum, pois muitos idosos querem retardar o processo natural de envelhecimento e aumentar a autoestima. Dados recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revelam que, em 2016, quase 13% das pessoas que realizaram cirurgia plástica nos Estados Unidos tinham mais de 65 anos. Entre os procedimentos mais procurados estão a ritidoplastia, que visa corrigir as rugas e a flacidez facial, a aplicação de toxina botulínica, o famoso botox, que serve para atenuar temporariamente as linhas de expressão, e a blefaroplastia.

Mas os idosos precisam ficar atentos antes de partirem para o bisturi, porque a idade avançada é um fator de risco cirúrgico, principalmente quando acompanhada por doenças como diabetes e hipertensão. Mas a boa notícia é que, nos dias de hoje, os riscos são menores do que há alguns anos, por causa da evolução das medidas antienvelhecimento.

Com uma avaliação física e mental pré-operatórias rigorosa, os cirurgiões podem aumentar a segurança dos pacientes durante o procedimento. Foi o caso da ‘dona’ Isaura, que tem diabetes e precisou fazer mais exames do que o recomendado a pessoas mais novas, para diminuir os riscos cirúrgicos. Entre os exames pedidos aos idosos está a realização de uma avaliação completa com um cardiologista, que vai revelar se o paciente está apto para se submeter a uma cirurgia estética.

As plásticas mais procuradas

1. Lifting facial

O lifting facial é um dos processos mais procurados pela terceira idade, tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Com o tempo, a pele, o aparecimento de linhas de expressão, rugas e ausência de sustentação na região do pescoço pode fazer com que uma pessoa se sinta irreconhecível ao se olhar no espelho.

E a ideia da cirurgia plástica é melhorar o aspecto da pele, suavizar sinais de expressão, sem deixar de lado a naturalidade da beleza que há em cada idade.

2. Abdominoplastia

É um tipo de cirurgia plástica procurada por mulheres de quaisquer idades, incluindo as idosas. A flacidez natural que vem com a idade e o tal efeito sanfona que tanto incomoda as mulheres estão entre os principais fatores pela procura desta cirurgia plástica na terceira idade.

3. Mamoplastia

Não é apenas questões de amamentação, tamanho dos seios ou doenças que podem fazer com que as mulheres procurem a mamoplastia de aumento.

No caso da terceira idade, o caimento das mamas que vem junto com a pele, no decorrer do tempo são um dos principais fatores que fazem com que mulheres nesta fase da vida procurem a mamoplastia de aumento para fazer com que eles voltem a ter o aspecto natural e bonito da juventude. Geralmente, na terceira idade, as mulheres procuram procedimentos que elevem as mamas que ficaram naturalmente flácidas pela idade, como a mastopexia, com ou sem colocação de prótese de mama.

Até que idade se pode fazer que tipo de cirurgia plástica?

As cirurgias devem ser sempre indicadas com muito critério, não existindo, entretanto, limitação de idade e de tipo de operação. Se as condições clínicas da pessoa forem compatíveis com a cirurgia proposta, tomando-se os cuidados necessários, pode-se realizá-las sem riscos.

A velocidade da recuperação depende da idade? Quanto maior a idade, mais lenta a recuperação?

Com certeza! Por conta disto, cirurgias muito traumáticas, longas ou combinadas, devem ser evitadas. A grande vantagem que o idoso tem é com relação às incisões cirúrgicas, onde as cicatrizes resultantes são quase sempre muito menos aparentes que nos jovens.

Quanto tempo deve ser o espaço entre cirurgias para a total recuperação da saúde de uma pessoa de terceira idade?

Se forem necessárias duas ou mais intervenções, o que não é raro, deve-se observar pelo menos três a quatro meses de intervalo entre elas.

Cuidados especiais

Cuidar de si e se sentir bem é importante em qualquer fase da vida, mas a cirurgia plástica na terceira idade requer alguns cuidados especiais, devido ao envelhecimento do organismo.

Portanto é preciso tomar algumas medidas:

1. Realizar um check up de exames para saber o estado de saúde do paciente.
2. Fazer acompanhamento médico caso tenha hipertensão, diabetes ou algum tipo de doença crônica que possa influenciar na cirurgia, deixando o cirurgião plástico sempre ciente da situação.
3. Deve-se evitar a realização de vários procedimentos ao mesmo tempo, para que o paciente idoso não seja submetido a um tempo excessivo sob efeito de anestesia.
4. Ter mais paciência no tratamento pós-cirúrgico, pois a cicatrização na terceira idade costuma ser mais lenta do que em indivíduos mais jovens, embora a maior flacidez da pele presente naturalmente nos pacientes idosos, muitas vezes, proporciona cicatrizes finais mais discretas, com menor incidência de queloides e alargamentos de cicatriz.

5. Pode ser usado curativos biotecnológicos como os da Bionext.

Cabe ressaltar que não existe limite de idade estabelecido para realizar uma cirurgia estética. O que determinará a realização da cirurgia será o estado de saúde da paciente, verificado pela avaliação pré-operatória da sua condição.

 Converse com o médico

Embora o número de cirurgias plásticas entre pessoas desse grupo esteja em crescimento, vale lembrar que uma conversa franca com o médico é de extrema importância. Tire todas as suas dúvidas com o profissional e confie no cirurgião. Vale lembrar também que você deve fazer a sua parte, respeitando todas as orientações do médico.