Artigo 3

Visão geral da drenagem purulenta

Feridas cirúrgicas e abertas podem ter diferentes tipos de drenagem, incluindo a drenagem purulenta.

A drenagem purulenta é um tipo de fluido que é liberado de uma ferida. Descrito frequentemente como sendo “leitoso” na aparência, e quase sempre um sinal de infecção.

Se você está se curando de uma ferida, deve ficar de olho na drenagem. É importante saber que tipos de fluido sua ferida pode conter normalmente e quais precisam ser examinados.

Sintomas de drenagem purulenta

A drenagem purulenta é um tipo de líquido que emana de uma ferida. Os sintomas incluem:

  • consistência espessa
  • Aparência “leitosa”
  • cor verde, amarela, marrom ou branca
  • odor distinto

Líquido pálido e fino que vaza da maioria das feridas é normal.

Todas as feridas também têm um certo odor. Diferentes tipos de bactérias têm diferentes odores, consistências e cores. Bactérias adicionais são introduzidas na área afetada se houver tecido morto.

A drenagem pode ter se tornado purulenta se a quantidade de líquido aumentar ou a consistência do líquido mudar. Outras causas de preocupação são alterações de cor e odor.

Causas de drenagem purulenta

A drenagem da ferida é o resultado da dilatação dos vasos sanguíneos durante os estágios iniciais da cicatrização. Isto é possivelmente porque certas bactérias estão presentes no momento.

Seu corpo está criando um ambiente úmido ao redor da ferida, na tentativa de se curar.

Quando a drenagem se torna purulenta, é quase sempre porque a ferida está infectada. É mais fácil para os germes entrarem em sua pele se ela estiver quebrada. Os germes, em seguida, se espalham para os tecidos abaixo e causam uma infecção.

Isso torna os tecidos doloridos e inchados. Isso também significa que eles não vão curar tão rapidamente ou tão bem, ou em alguns casos. As feridas abertas são mais propensas a desenvolver infecções do que feridas fechadas, porque a quebra na pele dá origem aos germes.

Algumas situações tornam mais provável que sua ferida seja infectada:

  • Você tem diabetes tipo 1 ou 2 .
  • Sua ferida foi causada por um objeto sujo.
  • Sua ferida foi causada por uma mordida de um humano ou animal.
  • Sua ferida ainda contém um objeto estranho, como vidro ou madeira.
  • Sua ferida é grande e profunda.
  • Sua ferida tem bordas irregulares.
  • Medidas de segurança adequadas não foram observadas antes de um procedimento cirúrgico.
  • Você é um adulto mais velho.
  • Você é obeso.
  • Seu sistema imunológico não funciona bem. Por exemplo, você tem uma doença que afeta seu sistema imunológico, como a AIDS.
  • Você fuma, o que faz com que pequenos vasos sanguíneos se contraiam e recebam menos sangue e nutrientes para curar uma ferida.

Como a drenagem purulenta é tratada

O primeiro objetivo do tratamento de drenagem purulenta é tratar a causa subjacente da infecção.

Outros objetivos incluem manter a drenagem pesada contida e evitar o amolecimento da ferida, além de manter um ambiente úmido. Isso permitirá que a ferida se cure sozinha.

O tratamento varia de acordo com as necessidades da pessoa infectada, o tipo de ferida, em que parte do corpo está localizada e em que ponto do processo de cicatrização está a ferida.

Complicações

A principal complicação experimentada com a drenagem purulenta é a infecção da ferida. A complicação mais grave de uma ferida infectada local é que ela se torne uma ferida que não cicatriza, também conhecida como ferida crônica. Uma ferida crônica é uma lesão que não cicatriza em oito semanas. Isso geralmente resulta em dor e desconforto substancial. Também pode afetar sua saúde mental.

Outras complicações podem incluir:

  • celulite: infecção bacteriana de algumas camadas da pele
  • osteomielite: infecção bacteriana do seu osso ou medula óssea
  • septicemia: presença bacteriana no sangue que pode causar inflamação do corpo todo

Quando ver seu médico

Consulte o seu médico imediatamente se notar uma mudança na cor ou odor do líquido escorrendo de sua ferida.

A drenagem purulenta é amarela, verde, marrom ou branca e tem um odor forte. Quanto mais cedo uma infecção é observada, mais fácil ela pode ser tratada.

Conclusão

O prognóstico para uma pessoa com drenagem purulenta é bom, desde que seja vista por um profissional médico e tratada de forma eficaz assim que a infecção é identificada.

A detecção precoce é fundamental. Quanto mais tempo a infecção persistir, maior a probabilidade de levar a complicações de saúde mais sérias.