O que é uma ferida aberta?

Uma ferida aberta é uma lesão que envolve uma ruptura interna ou externa nos tecidos do corpo, geralmente envolvendo a pele. 

Quase todo mundo vai ter uma ferida aberta em algum momento de sua vida. A maioria das feridas abertas é simples e pode ser tratada em casa.

Quedas, acidentes com objetos cortantes e acidentes de carro são as causas mais comuns de feridas abertas. 

No caso de um acidente grave, você deve procurar atendimento médico imediato. Isto é especialmente importante se houver muito sangramento ou se o sangramento durar mais de 20 minutos.

Existem diferentes tipos de feridas abertas?

Existem quatro tipos de feridas abertas, que são classificadas dependendo da sua causa.

Abrasão

Uma abrasão ocorre quando sua pele esfrega ou raspa contra uma superfície áspera ou dura. 

Erupção cutânea é um exemplo de abrasão. Geralmente não há muito sangramento, mas a ferida precisa ser limpa para evitar infecção.

Laceração

Uma laceração é um corte profundo de sua pele. 

Acidentes com facas, ferramentas e maquinaria são causas frequentes de lacerações. 

No caso de lacerações profundas, o sangramento pode ser rápido e extenso.

Perfuração

Uma perfuração é um pequeno buraco causado por um objeto longo e pontudo, como uma unha ou agulha. Às vezes, uma bala pode causar uma ferida como essa.

As perfurações podem não sangrar muito, mas essas feridas podem ser profundas o suficiente para danificar os órgãos internos. 

Se você tiver uma pequena ferida como essa, consulte o seu médico para obter uma injeção de tétano e prevenir a infecção.

Avulsão

Uma avulsão é uma ruptura parcial ou completa da pele e do tecido. Avulsões geralmente ocorrem durante acidentes violentos, como acidentes de esmagamento do corpo, explosões e tiros. Eles sangram pesadamente e rapidamente.

Como as feridas abertas são tratadas?

Algumas feridas podem ser tratadas em casa e outras podem exigir uma visita ao seu médico para uma abordagem médica.

Home care para feridas menores

Pequenas feridas podem ser tratadas em casa. Primeiro, lave e desinfete a ferida para remover toda a sujeira e detritos. Use pressão direta e elevação para controlar o sangramento e o inchaço.

Ao envolver a ferida, use sempre um curativo estéril ou bandagem. Feridas muito pequenas podem curar sem uma bandagem. Você precisará manter a ferida limpa e seca por cinco dias. Você também deve se certificar de que você descanse bastante.

A dor geralmente acompanha a ferida. Você pode tomar paracetamol (Tylenol) conforme indicado na embalagem. Evite produtos com aspirina, pois podem causar ou prolongar o sangramento.

Aplique gelo se você tiver hematomas ou inchaço e evite pegar nas crostas . Se você estiver passando tempo ao ar livre, use um protetor solar com FPS 30 na área até que esteja completamente curado.

Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida.

Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

Curativos deste tipo são ideais para pequenos ferimentos em locais do corpo que entram sempre em contato com agentes como água, sujeira, componentes químicos.

Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos.

Quando ver um médico

Embora você possa tratar algumas feridas em casa, você deve consultar um médico se:

  • uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada
  • sangramento não para com pressão direta
  • sangramento dura mais de 20 minutos
  • sangramento é o resultado de um acidente grave

Tratamentos médicos

Seu médico pode usar técnicas diferentes para tratar sua ferida aberta. Depois de limpar e possivelmente entorpecer a área, seu médico pode fechar a ferida com cola, suturas ou pontos de pele . Você pode receber uma vacina contra o tétano se tiver uma ferida.

Dependendo da localização da sua ferida e do potencial de infecção, o seu médico pode não fechar a ferida e deixar que ela se cure naturalmente. Isso é conhecido como cura por intenção secundária, ou seja, desde a base da ferida até a epiderme superficial .

Este processo pode exigir que você cubra sua ferida com gaze. Embora a cicatrização possa não parecer bonita, previne a infecção e a formação de abcessos .

Outro tratamento para uma ferida aberta inclui medicação para dor . Seu médico também pode prescrever penicilina ou outro antibiótico se houver uma infecção ou alto risco de desenvolver uma infecção. Em alguns casos, você pode precisar de cirurgia.

Se uma parte do corpo for cortada, ela deve ser levada ao hospital para possível reconexão. Enrole a parte do corpo em gaze úmida e coloque-a no gelo.

Quando você sai do consultório médico, você pode ter bandagens e curativos. É importante lavar as mãos e trabalhar em uma superfície limpa ao trocar bandagens e curativos.

Desinfete e seque a ferida antes de cobri-la novamente. Elimine os curativos e bandagens velhos em sacos de plástico.

Existe alguma complicação por ter uma ferida aberta?

A principal complicação de uma ferida aberta é o risco de infecção. Chame seu médico imediatamente se você teve uma perfuração, laceração profunda ou acidente grave e você está mostrando sinais de sangramento significativo ou infecção.

Sinais de hemorragia incluem sangramento contínuo que não responde à pressão direta. Você pode ter uma infecção se a ferida mostrar:

  • um aumento na drenagem
  • pusgrosso verde, amarelo ou marrom
  • pus com um odor fétido

Outros sinais de infecção incluem:

  • uma febrede mais de 38 ° C por mais de quatro horas
  • um caroço na sua virilhaou axila
  • uma ferida que não está curando

O seu médico irá drenar ou desbridar a ferida e, muitas vezes, prescrever um antibiótico se a infecção bacteriana se desenvolver. Em casos graves, você pode precisar de cirurgia para remover o tecido infectado e, às vezes, o tecido circundante também.

Condições que podem se desenvolver a partir de uma ferida aberta incluem:

Conclusão

Se você tem uma ferida aberta menor ou mais séria, é importante agir rapidamente. Algumas feridas abertas podem ser tratadas em casa, mas isso nem sempre é o caso.

Você precisa de atenção médica se tiver um corte profundo ou se estiver sangrando muito. Isso garante que você receba o tratamento mais adequado e reduz o risco de complicações e infecções.