Banner Materia 4

Anatomia e Fisiologia da Pele.

Podemos afirmar que a melhor maneira de aperfeiçoar nosso conhecimento sobre algum tópico é a partir da prática, repetição e, sobretudo, muito estudo. Ao longo dos anos, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas de diversas culturas e que trabalham em diferentes áreas. Sempre me interessei por profissões e soluções que tenham por objetivo não apenas a ascensão financeira, mas também como meio de ajudar o próximo. Alguns podem ajudar indivíduos e outros, sociedades, ambos com seu mérito.

Hoje consigo dizer com segurança que a enfermagem é uma das profissões que mais dedica seu tempo e esforço a ajudar o próximo. Então, resolvemos criar um ambiente onde esses profissionais podem ter acesso a novas soluções, tecnologias ou apenas conhecimento técnico para aperfeiçoar sua prática e, assim, se tornar cada vez mais capazes de ajudar o próximo. Decidi então que esse artigo deveria ser focado no tema Anatomia e Fisiologia da Pele, que é o inicio da jornada de aprendizagem de um profissional que está estudando sobre Feridas.

A seguir, a anatomia e a fisiologia da pele serão apresentadas, além das principais causas e tratamentos da falta de colágeno na pele conforme vamos envelhecendo. Dessa forma, o estudo fica mais prático e, assim, o profissional se sentirá mais preparado. Acompanhe.

Anatomia da pele

De todos os órgãos do corpo humano, a pele é o maior. Representando 15% de nosso peso corporal, é composta por três camadas:

  1. Epiderme: é a camada externa, que vemos quando olhamos no espelho. Tem como principal função a proteção do organismo. Como impede a entrada de microrganismos, e se regenera, podemos comparar a epiderme a uma armadura biológica de nosso corpo. A camada mais profunda da epiderme é o estrato basal, que produz constantemente novas células pela divisão celular. Essas são também responsáveis pela constante regeneração de nossa pele, por meio de novas células sendo empurradas gradualmente para cima, em direção à superfície, levando em torno de sete dias para alcançar esse ponto e, desse modo, se tornando parte da proteção externa do corpo;
  2. Derme: é a camada intermediária, constituída por um tecido fibroso (colágeno). Dentro dela existem os vasos sanguíneos, os nervos, glândulas e folículos pilosos). A superfície da derme, que se mistura com a epiderme, é ondulada e irregular, com células chamadas papilas. A base da derme é menos claramente definida à medida que se mistura com o tecido subcutâneo, o qual contém tecido conectivo e tecido adiposo e auxilia a ancorar a pele ao músculo e ao osso;
  3. Hipoderme: camada mais profunda, tem como principal função o armazenamento de nutrientes de reserva. Funciona também como um isolante térmico e proteção mecânica a pressões e traumas externos.

anatomia-da-pela-bionextFisiologia da pele

Durante o percurso de nossa vida, existem duas fases em que devemos ter um cuidado maior diário com a pele, são elas: ao nascer e quando ficamos velhos. Isso ocorre por que existem diferentes estágios de maturidade de nossa pele, sendo sua vulnerabilidade relativamente proporcional ao momento em que se encontra. Por isso, devemos sempre estar atentos à idade do paciente, pois é um dado de extrema importância. Afinal, existem doenças de pele com maior incidência em determinados grupos etários.

Além disso, questionar se o paciente teve alguma queimadura, se ficou muito exposto ao Sol (ficar muito tempo exposto a tal radiação, por exemplo, pode deixar a pele mais seca, diminuindo a produção de colágeno), se tem alergia a algum medicamento ou composto e qual é o seu trabalho ( se é ao ar livre, se há produtos químicos à mão etc), ajuda a aplicar o tratamento mais eficaz contra feridas.

Na hora desse tipo de cuidado tratar uma ferida, é preciso rever a causa e os motivos que estão por trás daquela aparência, principalmente se a ferida estiver inflamada ou infeccionada, por exemplo.

Durante o estágio fetal, a epiderme ainda é uma barreira imperfeita, pois possui apenas duas ou três camadas de células. A epiderme começa a se tornar mais espessa durante o 24ª semana de gestação. A partir da 34ª semana , o estrato córneo estará totalmente definido, já suficiente para ser comparada à pele do adulto.

Saúde da pele

Quando começamos a envelhecer, existe uma perda gradativa de colágeno, o que gera uma redução da elasticidade e espessura da epiderme. Os primeiros sinais de envelhecimento, desse modo, aparecem em nossa pele, o que significa que a barreira que nos protege do ambiente externo já não é tão eficiente como antes, e devemos prestar atenção para proporcionar o cuidado necessário.

Por isso mesmo que a indústria de cosméticos investe em produtos que estimulam a produção de colágeno para retardar o envelhecimento precoce da pele e, quem sabe, melhorar a elasticidade. Muitas fórmulas de cremes, inclusive, já vêm com agentes e ativos de colágeno para deixar a pele mais firme e com menos rugas.

Além disso, sabe-se o quanto muitas mulheres reclamam da falta de elasticidade da pele, levando-as aos procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para melhorar a aparência a saúde da derme. Porém, o que pode ser feito, de uma forma muito menos invasiva, é a boa alimentação, regrada, com alimentos que estimulem a produção de colágeno, eliminem as células mortas e regenerem a pele. Cremes e hidratantes naturais feitos à base de frutas, por exemplo, podem ajudar a rejuvenescer a pele.

Entretanto, é viável ressaltar que o envelhecimento da pele é um processo completamente natural e normal de todo o ser humano, afinal, o nosso organismo não permanece intacto, ele vai sofrendo alterações, perdendo determinadas características, como no caso da derme, a elasticidade e o brilho, dando lugar a uma pele mais seca, sensível, enrugada e “pálida”.

Desse modo, existem fatores no decorrer de nossas vidas que podem contribuir ou prejudicar a saúde da pele, fazendo com que os efeitos da idade apareçam mais cedo ou mais tarde. Alguns desses são: a constituição genética, fatores ambientais (excesso de exposição solar e poluição), má alimentação, tabagismo, entre outros, que podem resultar em surgimento de lesões benignas, pele mais seca e surgimento de úlceras varicosas ou venosas.

Para concluir, sempre lembre-se de tomar bastante água, pois o líquido é indispensável para a saúde da pele, por exemplo, e a sua falta pode não somente prejudicar a saúde, como também seu organismo, causando desidratação, fadiga, pressão sanguínea irregular, entre outros. Outra maneira de manter a pele saudável e protegida é com o uso de hidratantes, sabonetes neutros, uso diário de protetor solar, mantendo assim uma ´´manutenção´´ diária da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e de outros microrganismos.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre a anatomia e a fisiologia da pele? Comente abaixo e deixe suas dúvidas, responderemos rapidamente!

 

 

http://www.sbp.com.br/flipping-book/consenso-cuidados-pele/#/10/
https://www.aterceiraidade.com/cuidado-com-idosos/feridas-pele-idosos/
Livro: Feridas – Avaliação, Tratamento e Curativos (Geraldo Antonio Morbi)
Livro: Cuidando de Feridas – Um Guia para as Enfermeiras (Carol Dealey)
http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/veja-10-beneficios-da-agua-para-a-pele/3069#