Feridas em Crianças

Soprar a ferida ou colocar o antisséptico antes de lavar a ferida ou limpá-la bem, não colocar as luvas, tentar retirar um corpo estranho do interior da ferida, não procurar um hospital a tempo para suturar a ferida ou tapá-la com um curativo e deixá-la sem vigilância diária são algumas das práticas erradas que se cometem na hora de tratar da cura de uma ferida em crianças.

O diagnóstico e tratamento de feridas na Pediatria, além da complexidade, é uma temática que exige atuação multiprofissional e interdisciplinar. A presença de uma equipe integrada, composta por médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e odontólogos, possibilita identificar, com maior rapidez e precisão, os fatores que comprometem inicialmente o correto diagnóstico e, consequentemente, o planejamento terapêutico.

O paciente pediátrico portador de uma ferida não pode ser observado somente por sua lesão, mas sim sob um contexto clínico muito mais amplo. Não esqueçamos: “não é a ferida de uma criança e sim uma criança que tem uma ferida”. A atuação multiprofissional e o conhecimento atualizado sobre as terapêuticas tópicas e sistêmicas atualmente preconizadas são as chaves para a abordagem e para o sucesso no tratamento de feridas.

A Bionext recomenda os curativos biotecnológicos de membranas celulose. Esse tipo de curativo é para uso em feridas como substituto temporário da pele. Tem como princípio ativo a celulose bacteriana (a qual é a celulose em sua forma mais pura). Em ambiente controlado, cepas de bactérias selecionadas produzem fibras continuas de celulose randomicamente arranjadas, gerando uma estrutura microfibrilar de alta resistência e vasto potencial de aplicações.

Indicações
· Úlceras superficiais.
· Dermoabrasões.
· Queimaduras de 1º e 2º graus.
· Áreas doadoras de enxerto.

Felizmente as crianças têm um ótimo mecanismo de cicatrização e, se o machucado for bem cuidado, sem infecções e não sofrer exposição excessiva ao sol, as chances de não resultar em marcas na pele são grandes.