A Importância Do Pós Operatório E Seu Resultado Final

A importância do pós-operatório e seu resultado final

O pós-operatório é o momento após uma cirurgia e que precisa de cuidados especiais. Vamos entender mais sobre o assunto?

O pós-operatório é o momento após uma cirurgia e que precisa de cuidados especiais até a total reabilitação do paciente. É um momento delicado, no qual o paciente precisa muito da ajuda da equipe de enfermagem. Por isso, é fundamental que a equipe esteja pronta e atenta para as necessidades de cada paciente.

Quais os cuidados básicos no pós-operatório?

A equipe de enfermagem deve estar pronta para responder as dúvidas que o paciente e/ou familiares possam ter, bem como auxiliá-lo em suas necessidades básicas como na hora do banho, por exemplo. É de responsabilidade da equipe a administração dos medicamentos prescritos, bem como o acompanhamento de qualquer reação distinta.

A equipe de enfermagem precisa ficar atenta à temperatura e a pressão arterial do paciente, tanto quanto a normalidade de outros sinais vitais. Além disso, deve cuidar do soro e de possíveis sondas ou drenos, assegurando o funcionamento correto dos mesmos.

A equipe de enfermagem também deve ficar atenta a estados de sonolência ou a reações adversas decorrentes da cirurgia, além de assegurar a segurança do paciente antes da retirada dos pontos.

Por que o pós-operatório é tão importante?

Após uma cirurgia, qualquer paciente fica mais vulnerável, com seu sistema imunológico mais baixo e propenso a outros problemas. Por isso, a atenção deve ser redobrada, para que haja uma recuperação completa e sem problemas subsequentes. Um pós-operatório cuidadoso evitará infecções ou complicações e por isso a figura da equipe de enfermagem é fundamental ao lado do paciente.

Além disso, a presença dela tranquilizará o paciente e os familiares, deixando-os mais calmos em um momento delicado de uma cirurgia. O trabalho cuidadoso e carinhoso da equipe de enfermagem em um momento desses colabora para uma recuperação tranquila e saudável.

 Outros cuidados

A equipe de enfermagem deve estar atenta à alimentação do paciente, cuidando para que este faça as refeições de forma correta e que retorne o mais breve para uma dieta normal.

Deve ficar atenta também aos possíveis problemas como infecções urinárias ou dificuldades na hora de evacuar, bem como outros problemas físicos que possam vir em decorrência da cirurgia. Nesse sentido, a equipe de enfermagem deve manter contato constante com o médico e alertá-lo de qualquer alteração.

A recuperação do organismo

Todo procedimento cirúrgico coloca o corpo em estado de estresse, o que enfraquece o sistema imunológico e aumenta os riscos de infecção. Os cuidados com o pós-operatório permitem que o paciente tenha uma recuperação completa e consiga alcançar os resultados que almejou quando decidiu intervenção.

Entre as práticas mais recomendadas no pós-operatório estão o repouso, o uso de pomadas cicatrizantes e curativos (especialmente em cortes), uma alimentação balanceada, medicamento para dor e inchaço, além de evitar ficar exposto ao sol e o uso de produtos inapropriados na região operada.

Pacientes que seguem todas as restrições e cuidados nesse momento têm menores chances de apresentar queloide, infecções, trombose, entre outras complicações.

A importância do pós-operatório na aparência da cicatriz

O que se espera, após a realização de uma cirurgia, é que a cicatriz fique fina e plana, com coloração semelhante à pele onde se encontra.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o profissional de saúde tenha cuidado na hora de realizar a incisão e fechá-la. De modo similar, o paciente precisa cumprir todas as orientações dadas pelo médico para o pós-operatório.

Por exemplo, mulheres que colocam silicone nas mamas devem evitar o esforço físico e qualquer ato que exija o levantar de braços acima da altura do ombro. Caso contrário, a pequena incisão pode abrir ou fazer com que o corpo rejeite o silicone e o encapsule.

Por isso, exige-se pelo menos 15 dias de repouso absoluto e é proibida a prática de atividades físicas durante dois meses.

O pós-operatório não pode ser um bicho de sete cabeças!

É de extrema importância que a equipe de enfermagem esteja preparada para as adversidades dessa condição e pronto para ajudar o paciente e a família de forma satisfatória. Compreenda que o pós-operatório é um momento delicado, mas faça com que ele seja um momento mais tranquilo para o paciente e também dentro da sua atuação como profissional.