Cuidados Pós-operatórios

Cuidados pós-operatórios.

Antes de uma cirurgia, é importante pedir orientações ao médico e enfermeiro sobre os cuidados que se deve ter durante o período pós-operatório, e que cuidados ter alguns dias antes da realização da cirurgia.

Especialmente quando a recuperação é feita em casa, é importante saber exatamente como e quando fazer o curativo, como deve ser a alimentação, o repouso e o retorno ao trabalho e ao exercício físico, pois, geralmente, estes cuidados variam de acordo com a cirurgia que foi realizada.

No entanto, existem alguns cuidados gerais que devem ser seguidos depois de uma cirurgia, que incluem:

Como fazer o curativo no pós-operatório

O curativo protege a cicatriz da cirurgia de infeccionar e deve ser trocado, de preferência, na clínica ou no hospital, de acordo com a indicação do enfermeiro. No entanto, se não for possível.

O indivíduo deve verificar se o curativo está sujo ou se a cicatriz tem mau cheiro e está liberando pus, pois estes são sinais de infecção da cicatriz e, se for esse o caso, deve ir imediatamente ao pronto-socorro. Além disso, também deve estar atento a possíveis sinais de inflamação como vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz.

Além disso, se o curativo não for impermeável, é importante não o molhar durante o banho, protegendo-o porque a entrada de água na cicatriz pode causar infecção na ferida. Resolvendo essa questão a Bionext possui o Curativo Biotecnológico que funciona como um substituto temporário da pele.

Como se alimentar no pós-operatório

O que se deve comer no pós-operatório são alimentos de fácil digestão, em pequenas quantidades e com poucas fibras para diminuir o volume das fezes e para que o paciente não tenha que se esforçar para evacuar.

A primeira refeição após a cirurgia deve ser líquida porque o paciente ainda deve se sentir nauseado devido a anestesia. Uma sopa de legumes batida no liquidificador ou um suco de frutas com bolacha esfarelada pode ser uma boa opção.

Em relação a água é importante beber água sempre que tiver sede porque inicialmente pode ser difícil levantar para fazer xixi, embora o uso de uma fralda seja uma boa opção.

No segundo dia do pós-operatório a alimentação já não precisa ser líquida e deve-se investir nos alimentos cicatrizantes para facilitar a recuperação. Bons exemplos são iogurte, carnes e frutas ricas em vitamina C como o morango.

Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces, para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, deve evitar ingerir bebidas alcoólicas e fumar.

Em algumas cirurgias, o médico pode recomendar que o indivíduo tenha uma dieta específica durante a recuperação ou até durante a vida toda, por isso, nestes casos é fundamental consultar um nutricionista. Em alguns casos é recomendada a dieta líquida ou pastosa.

Como repousar no pós-operatório

Geralmente, depois de uma cirurgia, o repouso é recomendado para evitar que os pontos da cicatriz saiam e a cicatriz se abra, e o médico deve indicar quanto tempo de repouso o indivíduo deve ficar, de acordo com a cirurgia.

Durante este tempo, o indivíduo não deve fazer esforços, levantar pesos, dirigir, ter relações sexuais ou fazer exercício físico até a liberação do médico. No entanto, se ficar mais de 3 dias de repouso na cama deve fazer exercícios respiratórios para prevenir infecções no pulmão.

Normalmente, após um mês da cirurgia, já se pode retornar às atividades, como trabalhar, dirigir, ter relações sexuais e realizar exercícios leves, como caminhadas.

Exercícios mais intensos, como jogar futebol, andar de bicicleta, nadar, fazer musculação ou outros exercícios de academia, geralmente, só podem ser retomados 3 meses após a cirurgia, porém o médico é quem deve indicar quando o retorno às atividades deve ser feito.

Como aliviar a dor após a cirurgia

Depois de uma cirurgia, quando o indivíduo tem alta, o médico costuma prescrever analgésicos para as dores, como o Paracetamol, por isso, em caso de dor que não passa com remédios, e também em caso de febre acima de 38ºC, diarreia, mal-estar ou falta de ar, o indivíduo deve comunicar os sintomas ao médico ou ir ao pronto-socorro.

Geralmente, antes do paciente ter alta, o médico marca uma consulta para 2 semanas a 1 mês depois da cirurgia de forma a observar o paciente e avaliar como está sendo o período pós-operatório, sendo muito importante não faltar a esta consulta.