Dicas de cuidados e tratamentos para cuidar das feridas

Você gostaria de um tratamento e um cuidado específicos com sua pele contra as feridas? Nós acreditamos que sim.

Existem grandes chances que você esteja cometendo erros no cuidado das feridas e com a prevenção delas. Por isso é importante que você preste atenção, caso queira ter resultados surpreendentes para essa situação.

Segundo especialistas as feridas podem ser lavadas. Para lesões acidentais, como cortes e ralados, lavar o local com água e sabão é o primeiro passo para higienizar e tratar o problema. Contudo, as feridas, principalmente crônicas, não devem ser lavadas durante o banho porque a água fica contaminada com a sujeira do nosso corpo, o que pode acabar causando contaminação.

Feridas podem ser cobertas com um curativo biotecnológico como o da Biontex que foi desenvolvido para atuar como um substituto temporário da pele. A função básica do curativo é evitar a contaminação da ferida e absorver a secreção.

Por que devo usar um curativo?

O curativo, como função básica, evita a contaminação da ferida e absorve a secreção. Curativos mais tecnológicos podem ter outras funções como possibilidade de trocas gasosas e drenagem das secreções, promover uma rápida regeneração da pele e manter a área da lesão úmida para proteger terminações nervosas e proporcionar o alívio imediato da dor.

Como saber se a ferida está curando?

A dor diminui, o tamanho da lesão reduz e você começa a perceber a cicatrização pelo aparecimento do tecido de granulação, que é aquela pele mais dura e avermelhada que se forma na área. Para “sarar”, a ferida passa por três processos: o inflamatório – que é quando se tem a sensação de dor, calor e rubor. Depois, acontece a fase de granulação – no qual acontece a formação do tecido base para a cicatrização e, então, o processo de maturação, que irá reconstituir a pele.

E se ela estiver infeccionada, quais os sintomas?

Aumento da dor, calor e rubor ao redor da ferida. Embora sejam sintomas comuns ao processo de cicatrização, se forem excessivos podem ser sinal de infecção. A presença de pus na ferida e a febre também indicam que algo não vai bem.

Feridas podem ser sinal de alguma doença?

Sim, diversas doenças podem desencadear feridas na pele, como câncer de pele, diabetes, hanseníase, entre outras.

A alimentação e a hidratação do corpo estão relacionadas com as feridas e a cicatrização?

Sim, possuem relação direta. Um organismo saudável e equilibrado se recupera mais rápido. Além disso, a proteína é a responsável pela reconstrução da pele e a vitamina C atua ajudando na formação do colágeno. Dependendo da ferida, exige-se, inclusive, suplementação alimentar.

Aprenda agora 5 dicas de como tratar as feridas

  1. Examine: observe alesão para identificar elementos como local, tamanho, profundidade, presença de corpos estranhos, sujeira, secreções, pus, sangue, dor e odor. Com essas informações, será mais fácil a comunicação com o médico, caso seja necessário.

 

  1. Limpe: toda ferida precisa ser higienizada. Portanto, remova toda impureza, corpos estranhos, secreções e elementos presentes sobre a ferida e ao seu redor. Prefira o uso de soro fisiológico, água destilada ou filtrada. Na falta dessas opções, use água limpa fervida.

 

  1. Proteja os tecidos sadios: tecidos mortos e desvitalizados precisam ser removidos, para evitarinfecçãodos tecidos sadios próximos.

 

  1. Mantenha a umidade: aferidadeve ser protegida com um curativo ou cobertura que permita a troca gasosa, a coleta dos líquidos e eventuais secreções. A medida garante umidade apropriada à região: nem seca, nem úmida demais. Este é considerado um dos aspectos mais importantes para a adequada cicatrização.

 

  1. Evite alergias:crianças,idosos e pessoas de pele frágil devem escolher material apropriado para fixar curativos ou coberturas como os da Biontex. A pele ao redor do ferimento deve ser mantida sem agressões.

Essas dicas são essenciais no cuidado com feridas. Por esse motivo o tratamento de feridas merece maior suporte profissional de diversas instituições prestadoras de serviço na saúde.

Agora que você ficou sabendo mais sobre como tratar feridas, que tal testar seu conhecimento fazendo nosso Quiz? É só clicar no link abaixo!

http://solucao.bionext.com.br/quiz-tratamento-de-feridas