Tratamento De Escaras Em Idosos

Descubra como sua Clínica Médica pode atuar melhor no tratamento de Escaras em idosos.

A Escara também conhecida como úlcera de decúbito, é uma forma de úlcera de pressão na qual se observa uma crosta preta ou parte necrótica. As úlceras de pressão ocorrem devido à isquemia, ou interrupção sanguínea, em determinado local. Os lugares mais acometidos são, geralmente, as nádegas, os cotovelos, a região sacra, o tronco e o calcâneo.

No caso dos idosos que são parte da população mais vulnerável a esta condição os princípios gerais para o tratamento de escaras incluem a remoção do tecido morto, a limpeza da ferida com soro fisiológico, a aplicação de produto para facilitar a cicatrização e a colocação de um curativo.

As medidas preventivas são simples e o tratamento costuma ser eficiente. É preciso consultar um médico para que este oriente sobre a melhor abordagem e para que, desta forma, todos os inconvenientes sejam controlados.

Os idosos precisam muito da nossa atenção e de muitos cuidados, principalmente quando ficam doentes ou acamados e as escaras são problemas recorrentes em idosos que não saem mais da cama.

Estas são feridas causadas pela pressão dos ossos nos músculos e pele, por ficar muito tempo na mesma posição. A doença possui vários estágios e pode ser evitada.

E o Tratamento?

Infelizmente, mesmo com todos os cuidados que vimos para evitar as escaras, elas podem aparecer e se tornarem graves se não forem tratadas. Por isso, hoje falaremos sobre o tratamento que a sua Clínica Médica pode fazer para esta doença e como usar o curativo da Bionext.

Primeiramente, é preciso ficar atento ao corpo do idoso, principalmente se ele não estiver lúcido para falar se está sentindo dor. Porque as úlceras são doloridas, se o idoso não consegue se mexer, mas consegue sentir dores e falar o que sente, fica mais fácil, pois ele mesmo vai reclamar de dores. Mas se ele já não está ciente e sensível à dor ou não consegue falar, o seu cuidador é quem precisa ficar atento ao seu corpo, verificando diariamente se há feridas na pele. As escaras aparecem geralmente atrás da cabeça, nas costas, na articulação do quadril, no cóccix, nas nádegas, cotovelos e calcanhares.

Se notar alguma mancha vermelha na pele, ou já o início de formação de uma ferida, mude o idoso de posição. O local precisa ficar livre de pressão para que ocorra a cicatrização.

Mudar frequentemente de posição (a cada duas horas no máximo), evitar a elevação da cabeça com relação aos pés e a utilização de colchão especial (de ar ou de água), são atitudes importantes que devem ser somadas aos cuidados na sua clínica médica.

 Como a Clínica Médica deve gerenciar o cuidado ao paciente idoso com escara

Um tratamento eficaz, é melhor conseguido se for usada uma abordagem em equipe, envolvendo pacientes, suas famílias, os cuidadores e profissionais da saúde. O médico ou profissional da saúde deverá:

  • Discutir as opções de tratamento das úlceras com o paciente e sua família.
  • Encorajar o paciente a ser participante ativo no seu cuidado.
  • Desenvolver um plano eficaz de cuidado, que seja consistente com as metas e desejos do paciente.

O programa de tratamento recomendado deve focalizar:

  • Na avaliação do paciente e da Úlcera por Pressão;
  • Controle da sobrecarga nos tecidos e remoção do excesso de pressão;
  • O cuidado da úlcera;
  • Controle a colonização bacteriana e a infecção;
  • Reparo operatório da Úlcera por Pressão;
  • Educação e melhoria da qualidade.

Curativos adotados pela Clínica:

As Úlceras de Pressão requerem curativos para manter a sua integridade fisiológica. Um curativo ideal deveria proteger a ferida, ser bio-compatível e fornecer uma hidratação ideal. A condição do leito da úlcera e a função desejável do curativo determinam o tipo de curativo que será usado. Uma regra nesse caso é manter o tecido da úlcera úmido e a pele ao seu redor intacta e seca.

  • Use um curativo que irá manter o leito da úlcera continuamente úmido.
  • Use o julgamento clínico para selecionar o tipo de curativo mais adequado para manter a ferida úmida. Estudos dos diferentes tipos de curativos úmidos disponíveis no mercado não mostraram nenhuma diferença nos resultados da cicatrização da ferida.
  • Escolha um curativo que proteja a pele ao redor da ferida e a mantenha seca enquanto o leito da úlcera é mantido úmido.
  • Escolha um curativo que controle o exsudato, mas que não resseque o leito da úlcera. O exsudato excessivo pode atrasar a cicatrização da ferida e macerar o tecido ao redor.
  • Considere o tempo gasto pelo cuidador quando selecionar um curativo. Coberturas de filmes transparentes e curativos hidrocolóides requerem menos tempo do cuidador que os curativos com gaze que são continuamente umedecidos com solução fisiológica.
  • Elimine os espaços mortos da ferida completando todas as cavidades com o material de curativo para dificultar a formação de abscessos. Evite empacotar demais a ferida, pois, o superempacotamento pode aumentar a pressão e causar danos adicionais ao tecido.
  • Mantenha o curativo intacto, monitorize os curativos aplicados próximos ao ânus, pois estes são mais difíceis de se manterem intactos. Se necessário, coloque fitas ou esparadrapos nas bordas dos curativos, como se fosse uma moldura de uma fotografia, para reduzir este problema.

A Bionext dispõe de curativos especializados para isso. São curativos biotecnológicos para atuar como um substituto temporário da pele.

Conselhos

Evite o uso de antisséptico e sabões para o tratamento de escaras por pressão. Estes agentes costumam causar danos no tecido infetado. Conheça nossa linha de produtos para essa ocasião,

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Um grande abraço e até a próxima.